quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Não Fique Estagnado Diante da Crise

Somente ontem, três profissionais de segmentos diferentes vieram me relatar a recessão econômica e a desaceleração das empresas em que trabalham: duas anunciaram redução no quadro e a terceira empresa ainda vive um momento de grande especulação interna e rádio peão.

Não sou pessimista, sou apenas uma profissional da área que estuda minuciosamente o comportamento do mercado, e, quem acompanha o meu blog há mais tempo sabe que venho acenando para um 2014 e 2015 com grande preocupação. Os números já mostravam: as manifestações desde 2013 já apontavam indícios de crise social/econômica, o PIB de 2013 fechou 0,2% abaixo da expectativa do governo, os índices de desemprego no país no primeiro semestre de 2014 declinavam, depois de 16 anos o Ministério do Trabalho informava em junho que foram criadas apenas 25.000 vagas de trabalho no mês. O governo já redimensionou o PIB (a soma de todas as riquezas do país) várias vezes e agora a projeção é de apenas 1,8% para 2014. Este número já foi 2,5%.

O que o profissional deve fazer?

1)                      Primeiramente, entender e conhecer o cenário e o mercado é fundamental para dar o primeiro passo. Isto porque cada setor caminha de uma forma diferente: algumas segmentações estão mais abatidas que outras. É hora de se envolver com jornais e revistas e entender melhor quem cresce, quem cai e quem não corre o risco de sofrer com a crise. Essa leitura do mercado é fundamental para você profissional fazer o replanejamento de carreira.
2)                      Como conselho, O ÚNICO INVESTIMENTO QUE NESTE MOMENTO COMPENSA ASSUSTADORAMENTE é a educação. Enquanto o mercado não busca profissionais você tem condições  de se preparar para quando a economia aquecer, tendo total condição de disputar as melhores vagas. Não pare de estudar e, para quem ainda não está estudando, invista em seus estudos.
3)                      NETWORKING ainda é tudo. Sua rede de contatos precisa sempre ser mantida. Porém, você não pode ser aquele profissional oportunista e inconveniente que só lembra de uma pessoa quando precisa. As redes sociais se bem usadas estão aí para você manter o seu network, muito mais do que postar fotos. Mantenha-se no mercado, mantenha contato contínuo com ex-colegas de trabalho. Estes muitas vezes o indicarão para futuras oportunidades e o tirarão do sufoco. O resultado vai levar em consideração qual o seu nível de bom relacionamento em empregos anteriores.
4)                      NÃO SE DESESPERE: a paciência é tudo. O descontrole o impede de selecionar com maior criticidade o necessário do supérfluo e isso pode levar o profissional a caminhos estreitos, difíceis de voltar, senão engatando uma ré. Uma ré numa rua estreita é muito difícil. Por maior que seja a falta de transparência da empresa com relação ao cenário, não é o momento de grandes pressões sobre as decisões da alta gestão, de se antecipar e pedir demissão e de até de criticar a falta de atitude da empresa: muitos empresários ainda estão perdidos sem saber o que fazer.
5)                      Tenha objetividade: apesar do desespero não é interessante aceitar a primeira vaga que aparecer temendo problemas financeiros. Como sempre falo, é bom ter o perfil de empresas que você tem simpatia em trabalhar: número de empregados, posição no mercado, estilo de liderança, tipo de sociedade, etc, para depois não viver uma segunda crise: o desapontamento por escolher a empresa errada e ter que se queimar no mercado em busca de outra recolocação.

Shirley Cipriano


Nenhum comentário:

Postar um comentário