sexta-feira, 23 de maio de 2014

A importância de conquistar equipes pelo Respeito


No capítulo 1 do meu livro: Novos Executivos - Crises, Desafios e Soluções, falo sobre a importância dos líderes de conquistarem a equipe pelo Respeito, Postura e Exemplo

Tristemente vejo ainda algumas pessoas que acreditam que impor respeito na equipe é acima de tudo falar em tonalidade de voz alta e aguda, vestir melhor que o outro, ter bens superiores ao outro, e principalmente, ser hierarquicamente maior que o outro. Enganado, muito enganado está.

Pessoas que conquistam respeito dentro da equipe, quer sejam eles líderes ou meros colegas de trabalho, carregam consigo a sapiência da humildade e da inteligência. Pessoas que sabem muito não precisam gritar ou impor sua presença com marcas e vinhos caros. Elas são admiradas pelo simples fato de saberem muito e não se vangloriarem com isto.

Bons profissionais conquistam pelo interessem em saber ouvir o outro, mesmo que assunto pareça ser o mais banal possível. Um verdadeiro profissional se coloca sempre no lugar do outro antes de falar ou ofender. Ele consegue olhar nos olhos das pessoas e ver além de um terno -  ele enxerga a essência das pessoas e abstrai o que nela tem de melhor. Não se envaidece por egos e não precisa humilhar os outros para se sentir maior.

As pessoas que são respeitadas dentro das empresa geralmente possuem comportamentos que os outros querem seguir. Elas são miradas pelo bom exemplo, pela elegância e sutileza de serem especiais sem portanto demonstrarem ser especiais.

Profissionais que exigem respeito da equipe sem merecê-los são:

1) Boicotados pela equipe de trabalho
2) São alvos de chacota em rodas de fofoca
3) Tem maiores dificuldades em alcançar seus objetivos pois precisa desdobrar seus esforços para que as informações aconteçam
4) Não tem boa referência no mercado
5) Tem maiores dificuldades de recolocação devido ao pouco "convívio social".

Comece a rever o seu conceito e se olhar no espelho antes de pensar que é um excelente profissional enquanto pratica os péssimos hábitos acima mencionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário