sexta-feira, 11 de abril de 2014

A inversão de valores: não se faz leilão do seu salário – o mercado leiloa os melhores salários

Ainda encontramos por aí pessoas reclamando constantemente que são mal remuneradas diante do trabalho e esforço imenso que fazem na corporação. Certo sim, quando se trata de excelentes colaboradores que se dão pela empresa, e, ao mesmo tempo buscam uma constante requalificação, acompanhando as tendências e tecnologias existentes no mercado.

Portanto, essa bagagem toda não é suficiente quando falamos de profissionais altamente qualificados em empresas que não oferecem condições de crescimento profissional e financeiro. Sim, encontro diversas empresas que exigem profissionais de “alto padrão” e se esforçam para consegui-los. Mesmo assim, quando conseguem, dificilmente os mantém pois a oportunidade muitas vezes foi vista pela candidato como um “trampolim” até que outra oportunidade melhor o procure.

Estou narrando duas vertentes: A primeira é daquele excelente empregado eternamente insatisfeito que busca a “chefia” imediata para questionar e reivindicar melhores salários ouvindo quase sempre um não, ou sempre um “vamos pensar”, ou “vamos estudar seu caso”.  No entanto, a resposta e a mudança nunca é feita e vez ou outra a chefia vem sendo incomodada por este mesmo funcionário que busca a solução para o seu caso. Ciclo chato e incômodo.

Na outra vertente, encontramos as empresas que exigem os melhores profissionais sem ter a estrutura necessária para ampará-los. Inúmeras promessas são feitas nas contratações, mas, no decorrer dos meses, é perceptível que tais promessas nunca ou quase nunca serão cumpridas. Se uma empresa quer se fazer excelente, ela precisa ser excelente não somente nos seus produtos mas também em toda a sua cadeia produtiva, inclusive nas remunerações de seus empregados.

Quero dizer com isto que para todo sapato existe o seu par. Para todo empregado insatisfeito existirá uma empresa que o satisfará, e, para toda empresa, ela terá um colaborador na medida do seu bolso. O maior problema do ser humano é querer dar saltos maiores que o raio de suas pernas, e, com isto se perdem nos seus próprios desejos.

A Solução é:

Para você EMPREGADO: Não existe mais leilão de salários: não existe a insistência de ficar chorando sempre na mesa da chefia por melhores salários. A solução é: se você se sente qualificado e à altura do mercado (em termos de competitividade com o currículo do seu concorrente), busque empresas que o remunerarão à sua altura, ao invés de todos os dias de manhã vestir seu lindo terninho e ao final do mês ganhar seu “ridículo salarinho”.

Para você EMPREGADOR: mire o seu concorrente e queira ser igual ou melhor do que ele, porém, estude o seu concorrente para descobrir que mais que um bom produto, ele tem uma boa equipe, uma boa estrutura de trabalho e uma boa prática de remuneração e benefícios. Busque profissionais à altura do que você quer ser, mas tenha a consciência que estes devem ser remunerados a tal altura, ou, dê passos do tamanho de suas pernas e não iluda bons profissionais com falsas expectativas.

Uma boa semana à todos!
Shirley Cipriano
www.institutoie.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário