terça-feira, 20 de março de 2012

Rotatividade de Colaboradores

Blogueiros,
Boa Tarde.

Hoje fui questionada sobre a rotatividade de colaboradores estar tão alta no Brasil. Para tal pessoa afirmei que a resposta não é única pois está ligada a uma série de variáveis que devem ser estudadas, criticadas e avaliadas.

Em primeiro lugar, o Brasil está desvinculando da economia emergente para ser uma grande potência econômica nos próximos cinco anos. Isto funciona como uma engrenagem que impulsiona tudo que está abaixo dele: as classes sociais melhoram, assim como o grau de escolaridade dos brasileiros. A empregabilidade se torna fator forte. Podemos verificar a impulsão da mão de obra na área civil, mineral e de prestação de serviços em geral. Viramos um país de economia compartilhada.

Da mesma forma a concorrência por emprego e empregado se torna acirrada. As empresas "disputam" os melhores e já se despertaram que geralmente devem desempregar para depois empregar o melhor, ou seja, ofertá-lo melhores condições de trabalho do que as atuais que ele recebe.

Outro dado importante, é que a competitividade por parte dos próprios trabalhadores também se tornou grande. Os brasileiros buscam especialização e línguas para serem os melhores e a OFERTA DE EMPREGO ESTÁ ALTA. Pessoas eficazes ou altamente eficazes não ficam mais que sessenta dias desempregadas. É comprovado pelo próprio governo a queda no nível de pagamento de seguro desemprego. O governo é ciente e consciente dessa oferta que, inclusive, "fecha" as portas do seguro desemprego dificultando sua retirada antes de uma recolação. As empresas estão carentes de profissionais.

Então, conforme sempre digo. Continuem buscano especialização pois o mercado brasileiro mais do que nunca precisa de vocês.

Até mais.
Shirley Cipriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário