segunda-feira, 26 de março de 2012

REGINA CASÉ - EsQuEnTa! - Rompendo as barreiras do Preconceito de Mídia

Blogueiros,
Saudações Executivas!!!

Neste último domingo sem sol em BH, com algumas pancadas de chuva e sem muita opção na TV à cabo, me deparei à tarde com o programa da rede Globo comandado por Regina Casé "Esquenta". Passei o olhar algumas vezes sobre este programa, mas neste domingo 23/03/2012, foi a única vez que o vi totalmente.

Sinceramente, nos últimos 8 anos da minha vida venho abominando programas populares, dentre eles as tele-novelas por às vezes acreditar que estas sub-estimam nossa capacidade de raciocinar. Porém, domingo vi um programa totalmente diferente, intelectual mesmo. Vi Gilberto Gil dançando alegremente forró, axé e funk e dizer ser um apreciador de funk. Ora, quando imaginaríamos que o Grande Gil se despertasse para tal tipo de música? Muitos brasileiros que eventualmente assistaram ao programa provavelmente se assustaram assim como eu. Gilberto estava solto, envolto ao emaranhado de pessoas que agitavam o programa junto com a platéia.

A Regina com toda sutileza vem levando aos brasileiros conhecimentos nunca antes vistos. A palavra Antropofagia, que aprendi no português escolar secundário e nunca mais utilzei foi enfatizada no ar. A arte de recriar o tabu  transformando este em "gosto", ou pegar o que já existe e transformá-la em algo melhor utilizando para isto a criatividade foi demonstrado por um grupo que canta pagode com música que jamais imaginaríamos tornarem pagodes. Ouvir Sunday Bloody Sunday de U2 em ritmo de pagode me contagiou. Perfeito!!! Então, eu quebrei um tabu como muitos brasileiros quebraram. Hoje, fui a uma loja comprar o DVD de tal grupo.

Saber que a Regina resgatou o movimento "Tropicália" para um universo de brasileiros escondidos em vielas, becos, favelas por este brasilsão, me fez despertar a cidadania de ter nascido neste país e me fez ver o quanto ele vem evoluindo nas últimas décadas. A Regina Casé vem quebrando preconceitos apresentando cegos que fazem sucesso, gordos à frente das câmeras quebrando o tabu que programa de audiência é aquele que tem somente gente bonita, e apreciando o talento de gays assumidos. De maneira inusitada e cômica ele derruba fronteiras e faz críticas severas ao preconceito.

A Regina no domingo quebrou um paradigma meu. Portanto, voltarei a assistir mais programas populares pois estou começando a acreditar que a TV brasileira despertou-se para o preconceito que ela mesma vinha carregando. Tenho percebido que as novelas não colocam no seu elenco alguns seletos artistas negros por obrigação. Hoje diversos artistas negros são talentos. Voltarei a assistir novela, e, como compromisso, assistirei a próxima novela das nove. Ao ligar o carro, vou me dar ao luxo de mudar as estações de rádio e diversificar meu conteúdo.

Nós, como formadores de opinião devemos olhar para o nosso umbigo afim de descobrirmos o que carregamos de preconceito que precisa ser derrubado na barreira da ANTROPOFAGIA!!!

Até mais!
Shirley Cipriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário